top of page

O IMPROVISO

O Grupo de Teatro Improviso formou-se em janeiro de 1999, na Escola Secundária Tomás Cabreira, como atividade extracurricular, com o objetivo de criar um espaço de formação alternativo e complementar aos programas curriculares oferecidos pela escola. Ao longo dos anos, o Teatro Improviso desenvolveu uma metodologia própria a partir da adaptação de duas estéticas teatrais conhecidas e ensaiadas em várias partes do mundo, o Teatro do Oprimido, do diretor e dramaturgo brasileiro Augusto Boal, e a Improvisação para Teatro, da diretora e dramaturga norte-americana Viola Spolin. 

Vivemos e entendemos o teatro como um espaço de aprendizagem estético-político que, a partir do jogo teatral, enquanto constitutivo de uma linguagem corporal, estética e artística, questiona as relações de poder e as desigualdades sociais. Através do teatro aprendemos a dialogar com o corpo, com o grupo e com a cidade. O teatro é, para nós, um exercício de escuta, partilha de diversidades e de intervenção social na luta pelos direitos humanos e contra todas as formas de discriminação.

Desde 25 de julho de 2016, o Teatro Improviso constitui-se como uma Associação Cultural e Recreativa, sem fins lucrativos, adotando a denominação Teatro Improviso de Intervenção. Este estatuto abre outras possibilidades ao nosso trabalho, nomeadamente, ao nível de projetos e parcerias nacionais e internacionais.

bottom of page